5º Lugar no Campeonato do Mundo Universitário de Karate
KARATE – JOMA no Campeonato Mundial Universitário
De 10 a 13 de Agosto, Portugal acolheu a 10ª edição do Campeonato Mundial Universitário (FISU World University Karate Championships). Este evento realizado no Complexo Desportivo da Universidade do Minho em Braga, contou com a presença da elite dos atletas Universitários num total de mais de 400 atletas provenientes de 41 Países, entre os quais os atletas sintrenses do JOMA – Jéssica Marques e Leandro Salvador que tiveram a honra de representar Portugal ao mais alto nível, e onde alcançaram os inéditos resultados de 5º e 7º lugar respetivamente.
KARATE – Atleta do JOMA no TOP5 Mundial
O grande destaque vai para Jéssica Marques, que na sua primeira internacionalização arrecada o 5ºlugar na classificação após ter disputado 5 combates de grande nível na disputada categoria de Kumite (Combate) feminino -68kg que contava com 22 das melhores atletas do Mundo.
No dia 10, disputava as eliminatórias das categorias individuais. Na primeira eliminatória vence a representante de China Taipei por 3-1 (País que venceria a Prata por equipas). Seguiu-se a experiente atleta russa V. Frolova que já conta com três Campeonatos Europeus, com vitória para a portuguesa por 4-1. Ditou o sorteio que nos quartos de final defrontasse a Nº1 do Ranking Mundial, a austríaca Alisa Buchinger. Num combate muito desgastante e disputado, onde a Jéssica conseguiu anular os pontos da forte oponente na maioria do tempo de combate, a atleta Lusa sai com a derrota por 0-3. Na repescagem que se seguiu, contra a Neozelandesa Amy Thomason – Medalha de Bronze da Oceania, a vitória surge a Portugal por 3-0. No dia 11, ainda contribuiu na prova de equipas com um empate a 1-1 frente à Croácia nos oitavos de final. No dia 12, na disputa para a Medalha de Bronze defronta a experiente atleta T.Keinanen da Finlândia, figura habitual no circuito mundial da Premier League. O combate desenrola-se com extremo equilíbrio e a 10 segundos do final com o marcador empatado 3-3, o painel de arbitragem atribuiu um ponto à atleta finlandesa obrigando a Portuguesa a desfazer a injusta desvantagem. Com a pressão do seu lado arrisca tudo por tudo, e ainda sofreria uma ação de 3 pontos em antecipação. O combate terminaria assim a favor da finlandesa por 7-3.
O pódio coube à França, Austria, Japão e Finlândia.
Leandro Salvador em 7º no Mundial por equipas
O representante português do JOMA – também ele estreante, Leandro Salvador, convocado para integrar a equipa masculina entrou em ação no dia 12, onde arrecada um 7º Lugar na geral numa prova com 18 países.
De realçar que a prova de equipas decorre com 5 elementos vencendo a equipa com maior número de vitórias. No primeiro embate a equipa lusa venceria a congénere da Africa do Sul por uns contundentes 3-0. Na segunda eliminatória contra a experiente seleção Espanhola, sucumbiria com uma derrota por 1-3, com Leandro Salvador a trazer a única vitória pelo parcial 4-3 e com uma das melhores ações de projeção do dia. Com a chegada da Espanha á final, Portugal beneficia da repescagem para o Bronze, onde defrontaria a forte seleção da Argélia, com a qual viria a perder após dois empates e duas derrotas. Escalonado para disputar o quinto combate, Leandro Salvador não poderia contribuir para a vitória, encerrando assim o seu campeonato.
No geral, “foi uma prestação brilhante que dignifica o País, o Concelho e o Clube JOMA, e claro vem validar mais uma vez todo o trabalho levado a cabo nos treinos” revela o treinador Jaime Reis.
“Temos de recordar que na primeira internacionalização destes atletas defrontaram atletas com elevada experiência internacional ao mais alto nível, e como tal melhor preparados. Infelizmente o nosso orçamento não nos permite, uma vez que os apoios são inexistentes. O Clube ajuda bastante, mas tem as suas próprias dificuldades. Já em Setembro e Outubro realizam-se vários Opens onde infelizmente não poderemos estar presentes por falta de verba. Esperamos que com este resultado, e a juntar a todos os outros títulos nacionais alcançados nos últimos anos por esta equipa, aliado ao facto do Karate estar presente nos próximos Jogos Olímpicos em 2020, este paradigma mude em breve. Estamos a falar de atletas que treinam duas vezes por dia, ás 06h00 e outra vez depois do trabalho e faculdade.” acrescentou.
O próximo Mundial Universitário realizar-se-á em Kobe, Japão em 2018.